Jairo Celoy Custódio

Prefeito Jairo faz balanço dos 100 dias de governo

O prefeito de Balneário Rincão Jairo Celoy Custódio faz um balanço positivo dos trabalhos dos 100 primeiros dias de governo. Ele aponta que as medidas prioritárias para administrar o município foram realizadas como a redução do quadro de servidores para que fosse realizada uma economia para o equilíbrio das finanças. Ele cita ainda que conseguiu realizar todos os eventos da alta temporada com sucesso, conseguindo receber bem os veranistas neste primeiro ano de administração. Outra ação destacada foi a realização do Carnaval, que atraiu cerca de 20 mil pessoas nos três dias de festa.

Bons e novos Negócios – Aponte uma ação de destaque.

Jairo Custódio – A recuperação da certidão negativa de débitos, pois o município de Balneário Rincão estava negativado devido as restrições das contas de 2015, que apontou que o ex-prefeito Décio Góes não aplicou os 25% na Educação. Para conseguir a certidão, a Administração, através da Procuradoria do Município, teve que entrar com mandato de segurança no Tribunal de Justiça de Santa Catarina contra o Tribunal de Contas do Estado. A liminar favorável ao Balneário Rincão saiu no começo do mês de abril.

B&N Qual o prejuízo sem a negativa?

Jairo Custódio – Por causa da negativação do município, alguns projetos que estão prontos tiveram que aguardar para que os convênios pudessem ser encaminhados. A expectativa é de que algumas obras comecem ainda neste primeiro semestre. O município já tem a garantia da liberação por parte do Governo do Estado de cerca de R$ 3 milhões para a pavimentação asfáltica do acesso à praia de Barra Velha. O projeto já está pronto e será encaminhado a ADR de Criciúma para o encaminhamento da assinatura da ordem de serviço. Ainda neste primeiro semestre vai começar a construção do CRAS, na Lagoa dos Freitas. A obra será realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social.

B&N Qual os investimentos na área da saúde?

Jairo Custódio – Na área da Saúde, a administração deu o primeiro passo para implantação do pronto-atendimento. Para isso, a Prefeitura de Balneário Rincão realizou contrato de locação com a Clínica Nossa Senhora dos Navegantes. A mudança para o local já começou a ser efetuado e dentro do prazo estipulado, os serviços de saúde começaram a ser oferecido no local. Toda a estrutura da Secretaria de Saúde e mais a policlínica passarão para a nova sede. Alguns serviços serão acrescentados como a disponibilidade do um aparelho de raio-x, um aparelho de ultrassom, sala de pequenas cirurgias e sala de gesso. O atendimento no local, neste primeiro momento se estenderá até as 21 horas.

B&N Como está o calendário de eventos para a temporada?

Jairo Custódio – O município começou a levantar a autoestima com a criação do calendário de eventos, sendo que a prioridade é a realização da Festa da Tainha, com a programação de alguns shows nacionais, a ser realizada de 8 a 11 de junho. A Festa da Tainha será realizada também na avenida Leoberto Leal. Outras programações como a JulIFest e as comemorações do aniversário do município terão atenção especial.

B&N Quais as mudanças na administração?

Jairo Custódio – Aprovamos no fim do mês de abril a reforma administrativa que norteará os rumos da administração. Reduzimos de nove para cinco, as secretarias. Diminuímos 70 cargos comissionados e rompemos o contrato que o Samae tinha com a empresa Atlantis. Ainda vamos continuar a administração sem a nomeação dos secretários e sem a contratação de mais colaboradores, pois precisamos economizar para poder conseguir recursos a serem aplicados em obras.  

B&N Como melhorar a segurança no Rincão?

Jairo Custódio: Já estamos em fase de licitação para a instalação de 30 câmeras de segurança. O objetivo é chegara a 100 câmeras para ajudar as polícias no combate à criminalidade. Contamos também com a parceria da comunidade através do Conselho de Segurança e do empenho da Polícia Militar que terá aumento de efetivo também na baixa temporada.   

jairo

rodape do site.